8 - DIRETRIZES DO ECOSSENSO

  

ECOSSENSO
Residindo no Brasil, nunca me pareceu que as palavras natureza, ecologia, ecossistema poderiam significar o que o povo brasileiro sente no quadro deste país. Procurei então uma outra palavra que traduza também as relações da natureza com o homem e os seres vivos, no sentido de vida e de tempo, ou seja, ritmo, freqüência, ciclos, vibração.

A palavra ecoestética poderia representar uma parte do complexo "hábitat" (o planeta Terra) e a "capacidade de apreciar". Mas a sensibilidade de povo brasileiro fez-me escolher o termo Ecossenso.


A CLASSE
Aproveitando a palavra "classe" da luta de classes Capital-Trabalho, coloquei o Ecossenso acima da luta de classes, observando, acompanhando, sofrendo, porque os dois parceiros brigam pela divisão da renda, da mais-valia, enquanto a maior renda, a £única renovável, os bens naturais, ditos "livres", são espoliados sem reposição pelos dois.


RETÓRICA ECONÔMICA
Admiro verdadeiramente os economistas que dedicam suas vidas a estudar, analisar, construir teses e teorias sobre a economia nacional e mundial, para lutar contra a recessão, a inflação, o desemprego, a desvalorização das moedas, os balanços negativos, etc. É uma luta que denota imensa coragem. Mas devemos admitir que faltava uma visão ecossensitiva, e que o constante desfalque dos bens naturais não poderia resultar em outra situação senão a que conhecemos.

Economista algum conseguiu resolver com suas teorias os problemas específicos de sua área. Infelizmente, as guerras, os conflitos e a violência sempre fizeram a economia voltar à estaca zero, com ou sem economistas.


ALCORÃO
O livro santo dos mulçumanos dá as regras de vida e a solução de todos os problemas próprios da vida em sociedade. Note-se que o Alcorão é posterior aos Evangelhos e à Bíblia.

Sem entrar no mérito de revelações que são do domínio da fé, é interessante notar que todos os países do Ocidente cristão que atacam os xiitas procuram os mesmos objetivos: valorização da família, redução de todos os tipos de drogas - fumo, álcool, entorpecentes - melhor distribuição geográfica da população, distribuição mais justa da renda, propriedade comunitária das regiões hoje denominadas parques nacionais, vida espiritual ligada aos ciclos da natureza, etc.

ECOSSENSO, A CLASSE DO TERCEIRO MUNDO
É utópica a determinação de passar do Terceiro Mundo ao Primeiro. O Terceiro Mundo é o mundo do Ecossenso, da natureza, explorado pelos dois outros, o Primeiro e o Segundo, caracterizados ainda pelos países de maior peso militar. Chegará o tempo em que no Brasil coexistirão os três mundos, assim como em muitos outros países. A luta de classes abandonará o palco em favor da integração das três forças. A única estratégia possível para os países do Terceiro Mundo é lutar pela valorização dos bens naturais, para que a renda a eles correspondente seja empregada em favor do desenvolvimento com equilíbrio.


A TRÍADE E OS TRÊS PODERES
Os três poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - servem de base para a organização da sociedade dita democrática. O problema está em que o poder do Ecossenso foi usurpado por autoridades religiosas, monarcas, ditadores e chefes de Estado. A democracia representativa é um mal que os países ocidentais adaptaram a conjunturas como a Quinta República francesa, feita para o reino do general De Gaulle.

Felizmente, os países do Terceiro Mundo não deverão experimentar essa democracia por muito tempo. Os países da América Latina, como os da África, não serão países democráticos, simplesmente porque já integram os três poderes verdadeiros: o Ecossenso, os "aristocratas" ou capitalistas de bens e de conhecimentos, e o "povo". O Brasil é, nesse sentido, o país mais avançado. Basta-lhe libertar-se do sistema democrático representativo.


BRASILEIRO, HOMEM DE MEDIAÇÃO
No momento em que vivemos, é importante que se encontre um mediador que integre as características de todos os povos do mundo. O homem brasileiro pode assumir esse papel, porque é o resultado vivo da composição das três classes, e, pela miscigenação, é o fruto equilibrado das inteligências lógica e intuitiva, da sensibilidade e da vontade de se desenvolver. Além disso, a língua portuguesa, único idioma usado no Brasil, deveria tornar-se a segunda língua usada pela Europa unificada.

Na triangulação Sul-Sul-Norte, será possível pensar em programas de desenvolvimento paulatinamente, respeitando as relações bilaterais do contexto atual.


RIO 92 - CONFERÊNCIA MUNDIAL
O Rio de Janeiro será o centro dessa revisão dos poderes, e a volta à tríade Capital-Trabalho-Ecossenso será possível na conferência Eco-92. Por isso é necessário que os homens de poder sejam sensibilizados pela desigualdade devida aos juros, ao não pagamento da renda da natureza e à desvalorização do trabalho. O trabalho deve voltar a ser um modo de realização pessoal pela atividade de oferta valorizada, e não um serviço prestado por um salário. A renda auferida sobre as produções da natureza proverá recursos suficientes para sustentar qualquer programa de prevenção, de transferência de tecnologia e de educação ecossensitiva (ou ambiental) para a preservação de uma boa qualidade de vida, da beleza, da felicidade e do prazer.

A redução dos juros a um patamar que represente efetivamente o serviço prestado pelos sistemas bancários permitirá empreendimentos e pesquisas fundamentais para melhorar a integração da tríade Capital - Trabalho - Ecossenso.

A Tríade Capital-Trabalho-Ecossenso

VERTENTES
ECOSSENSO
CAPITAL
TRABALHO
DEFINIÇÃO Natureza
Bens Naturais
Civilizações
Genética
Sensos
Tempo
Tecnologia
Indústrias
Produtos
Infra-estruturas
Moedas
Reservas
Bancos
Atividades
Saúde
Educação
Habitação
Alimentação
Cultura
Lazer
CORRESPON-
DÊNCIA
TAO
Vida
YANG
Demanda
YIN
Oferta
HOMEM/
/MULHER
Consciência
Sensos
Cérebro
Esquerda
Cérebro
Direita
SISTEMA BASE Triarquia Aristocracia Trabalhismo
SISTEMAS
HISTÓRICOS
Teocracia
Monarquia
Fisiocracia
Ditadura
Oligarquia
Corporativismo
Socialismo
Comunismo
Democracia
Cooperativismo
CIÊNCIA
PROPAGANDISTA
PARTIDO
Ecologia
Ecologista
Eco/cientista
Verde
Economia
Economista
Conservador
Republicano
Sociologia
Sindicalista
Trabalhista
Democrata
PODER Casa da Terra Senado Câmara
TRIBUTAÇÃO
(sobre)
Extração
Uso
Capital
Comércio
Transporte
Salário
Serviço
LIMITE Índio Bancário Escravo
CARACTERÍST. Ecossensorial Conceitual Operacional